top of page

dos sonhos #2.

  • issotambempassa
  • 21 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Desde que me conheço por gente que gosto de arte. Tenho impressão que foi um dos muitos gostos incutidos pela minha irmã. Sou fascinada por tudo que envolva talento e a possibilidade de o fazermos chegar aos outros e principalmente faze-los sentir da mesma forma que nós.

Adoro música, mais concretamente de cantar, adoro escrever e adoro tudo que envolva moda. Lembro-me que desde os 12 anos, quando me questionavam o que queria ser no futuro, a resposta ser sempre a mesma: ser estilista. Passava horas a desenhar e a idealizar vestidos para qualquer ocasião. Passei anos a costumizar a minha roupa e como a minha mãe é costureira de profissão, tinha a vida facilitada.

Até que, por falta de opções e talvez de informação segui um caminho diferente. Igualmente apaixonante, mas totalmente diferente. Os anos foram passando, fiz o secundário e a universidade, iniciei o meu percurso profissional mas o meu “bichinho” pela criação não passou. Ainda hoje continuo com a mesma paixão! Talvez numa vertente mais “Rachel Zoe”, mas igualmente ligada à conjugação de ideias e tendências, à adaptação aos corpos e perfis. Confesso que hoje tenho uma conceção de moda mais voltada para a mulher real e pretendo que os meus projetos sejam nessa direção.

No entanto, considero que atualmente, com a informação em tempo real, onde tudo nos está à distância de um clique ou de um toque, há cada vez mais oportunidades de seguirmos e perseguirmos os sonhos e construir um percurso que permita a evolução do nosso talento. E com esta visão, é ainda mais fundamental motivar a gerações mais novas a fazê-lo.


É sob esta perspetiva que no domingo passado, dia 17 de Janeiro, tive o prazer de assistir no Theatro Circo em Braga, à Gala Final do I Concurso de Jovens Criadores, onde seis jovens finalistas apresentaram as suas criações de vestuário, calçado e joias inspiradas nos 100 anos de História do mesmo. O evento teve como organização o Município de Braga, com o apoio da Associação Comercial de Braga (ACB), Associação Industrial do Minho (AIMinho), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do movimento DishMob e contou com a Produção da JFD Ideas and Details.

Assim que tive conhecimento da iniciativa manifestei de imediato o meu interesse em estar presente. Considero um progresso para a Cidade de Braga a aposta nestes eventos que motivam o envolvimento e a evolução dos seus talentos. Não se trata apenas de uma mais-valia pessoal, é também um reconhecimento à qualidade e potencial que envolve a cidade.

A Gala teve lugar na Sala Principal do Theatro Circo, num ambiente perfeito de harmonia, onde se desenrolou o desfile com 4 criações de cada talento. Confesso que foi difícil ser exímia nas decisões, visto que cada criação era demonstração pura de um cunho pessoal de extremo bom gosto.

No entanto, não deixei de ter os meus favoritos. E passo a designar:


Talvez por estarmos no Inverno fiquei apaixonada pelos coordenados da estilista Cândida Pinto, desde as cores aos formatos (aquele segundo ficava muito bem no meu guarda-roupa), foi talvez o desfile que mais me “encheu as medidas” e despertou a minha atenção. Fixei que em Novembro de 2015 a estilista criou a sua própria marca de casacos de pelo, a Embrace Inc. e vou ficar atenta.

(Cândida Pinto e as suas criações)

Ainda nas minhas preferências e não menos importante, estiveram as criações da vencedora da Gala, a estilista Carla Simões. Coordenados extremamente bem confecionados, desde o design à conceção e bastante valorizados em passerelle. Usaria qualquer um deles com muita satisfação.

(Carla Simões e as suas criações)


Um último apontamento para o estilista Mi Ribeiro. Gosto de pessoas que não tenham medo de afirmar a sua linhagem de pensamento e que arrisquem! Bato palmas em pé! (Aquele vestido branco é de suspirar).

(Mi Ribeiro e as suas criações)

De um modo geral, o que mais me agradou em todas as criações foi o facto de se adaptarem facilmente à silhueta da mulher real, sem nunca descurarem o conceito de elegância. Todos os criadores tinham coordenados com a qual me identificava e estaria disposta a usar em variadíssimas ocasiões. Isto só revela o cuidado e acompanhamento da evolução do conceito de moda e lifestyle. Afinal a moda, pode ser também, um estilo de vida.

(Silvia Freitas; Juliana Antunes; Mi Ribeiro; Carla Simões; Cândida Pinto; Ana Cunha)

Já no que respeita aos elementos Organizadores e à Produção da JFD Ideas and Details, merecem as mais sinceras felicitações, primeiro por dinamizarem iniciativas como esta, segundo, pelo bom gosto e adequação do desfile a um espaço tão mítico e especial que é o Theatro Circo. Foi sem dúvida um momento marcante para a Cidade de Braga(e ainda vamos em Janeiro). Espero que se avizinhe um ano repleto de projetos e iniciativas deste caracter.


Fotos: JFD Ideas and Details


 
 
 

Comments


O BLOG

Já dizia Chico Xavier "Isso 

também passa". Pouco me importa que seja uma figura controversa. A verdade e que a vida se constrói de momentos, de emoções, de imagens e de palavras. 

A vida e este blog também. 

SUSANA FERREIRA

25 anos

Braga

Benfiquista

 

 

EMAIL

RESENT POSTS

bottom of page